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Crafter reforça argumentos. Alterações profundas no Volkswagen Crafter

Crafter reforça argumentos. Alterações profundas no Volkswagen Crafter

O Crafter de segunda geração, com mais de 354 000 veículos vendidos, recebe uma extensa atualização técnica que inclui um novo cockpit e novos sistemas de assistência.

O Crafter é um dos veículos comerciais mais modernos do seu segmento. Até ao final do ano passado, foram vendidas mais de 354.000 unidades da geração atual O Crafter impressiona, seja como furgão, chassi-cabina, autocaravana Grand California ou como base para transformações como Ambulâncias. A Volkswagen Veículos Comerciais, apresenta agora os primeiros detalhes sobre a extensa atualização técnica do Crafter. O software e o hardware estão a ser atualizados para um novo nível. A configuração do cockpit, em particular, foi completamente redesenhada. O Crafter está equipado com a última geração de sistemas de infotainment. São novos: o Digital Cockpit, o volante multifunções, um travão de estacionamento elétrico e numerosos sistemas de assistência. 

Declarações:  Karsten Franz, Responsável pelo Desenvolvimento Técnico na Volkswagen Veículos Comerciais, afirma: "Atualizámos a arquitetura eletrónica do Crafter, para integrar a próxima geração de sistemas de infotainment, assistência e conveniência. O que significa que o Crafter continuará a ser a viatura mais avançada da sua classe." O Diretor de Design, Albert Kirzinger, acrescenta: "O Crafter distingue-se com um design intemporal, de alta qualidade e simples. No entanto, também estabelece normas de utilização prática de imediato. Por isso, focámo-nos propositadamente na renovação do interior. O resultado é um cockpit intuitivo e de última geração que reflete os tempos modernos e facilita o trabalho diário do condutor."

Novo sistema de infotainment: O detalhe mais marcante do interior do Crafter de 2024 é um ecrã de infotainment de 10,3 polegadas (opcionalmente, de 12,9 polegadas), com base na última matriz modular de infotainment (MIB). Algumas vezes, os Veículos Comerciais utilizam tecnologia mais antiga da gama de passageiros, a Crafter vai utilizar o padrão de infotainment mais avançado e recente do grupo Volkswagen. O sistema Volkswagen, apresenta um interface gráfico recém-desenvolvido e um menu de navegação autoexplicativo, a ser introduzido simultaneamente em outras viaturas Volkswagen.

O ecrã foi dividido em duas barras táteis, permanentemente visíveis e com o ecrã inicial. À esquerda da barra superior do ecrã, existe um novo botão de acesso direto, que permite ao condutor abrir o menu principal com uma visão geral de todas as aplicações com apenas um clique. Ao lado está um botão para o novo Car Control Centre, que permite o acesso direto às funções mais importantes do veículo. O menu principal e o Car Control Centre estão sempre acessíveis, sem ter de fechar a aplicação ativa. O que facilita a operação. O novo ecrã inicial no centro combina o conteúdo das aplicações mais importantes em blocos de tamanhos diferentes; as aplicações podem ser configuradas individualmente. A barra tátil inferior contém as funções de ar condicionado e aquecimento dos bancos e tem um botão "home", que permite ao condutor regressar ao ecrã central a qualquer momento. As temperaturas e o volume de áudio passam a poder ser regulados através de barras deslizantes tácteis iluminadas. O Crafter também vai receber um novo sistema de controlo por voz online que responde a comandos de voz.

 

Novos instrumentos digitais: O novo Crafter vai estar disponível com instrumentos digitais pela primeira vez: o Painel de Instrumentos digital é de série. Através do botão "View" existente no novo volante multifunções, o condutor pode selecionar diferentes visualizações e, assim, adaptar individualmente este ecrã. Para além dos ecrãs centrais, como a velocidade ou a autonomia, estão disponíveis muitos outros menus e ecrãs de informação - desde a navegação, telefone até à biblioteca multimédia. Estes são igualmente controlados através dos botões do novo volante multifunções.

 

Novos controlos eletrónicos: O travão de mão e a alavanca da caixa automática de oito velocidades também foram redesenhados. Anteriormente, o Crafter tinha uma alavanca de travão de mão tradicional no piso, ao lado do banco do condutor, mas a nova geração será equipada com um travão de estacionamento acionado eletricamente, cujo interrutor está localizado entre os painéis de instrumentos e o sistema de infotainment. Assim, liberta-se espaço junto ao banco do condutor e melhora-se o acesso à parte traseira, facilitando - especialmente nas autocaravanas - a utilização de um banco do condutor que pode ser rodado 180 graus. A alavanca de velocidades na versão de caixa automática, passou a ser um interrutor num satélite por detrás do volante, à semelhança do ID. Buzz. Os veículos com caixa de velocidades manual vão manter a alavanca de velocidades na consola central, enquanto os modelos Crafter com caixa de velocidades automática vão passar a ter um compartimento para bebidas nesse local. Os comandos das funções de iluminação, os painéis de botões na área da consola central e todas as saídas de ar também foram redesenhados e recolocados. Em vez de tomadas USB-A, o novo Crafter dispõe de interfaces USB-C e de uma opção de carregamento indutivo para smartphones. Uma outra novidade é uma porta de carregamento USB-C no centro do friso superior do para-brisas. Esta interface permite o uso de dispositivos específicos do cliente na área do para-brisas sem que os cabos interfiram com o campo de visão.

 

Novos sistemas de assistência:  A Volkswagen Veículos Comerciais irá expandir consideravelmente a gama de sistemas de assistência à condução. Novidade absoluta e de série para veículos com um peso bruto superior a 3,5 toneladas (N2): um sistema de informação de ângulo morto que alerta o condutor para peões e ciclistas ou condutores de scooters que se encontram no ângulo morto ao lado do Crafter quando circulam em trânsito urbano (0-30 km/h). Também novo e de série para os modelos com mais de 3,5 toneladas: um sistema de informação de desaceleração (informa o condutor quando se desloca se há peões à frente do Crafter). Estes sistemas podem ser encomendados como opção para veículos com um peso bruto até 3,5 toneladas (N1). Sempre de série no futuro: Front Assist (Travagem de Emergência Autónoma, incluindo a deteção de ciclistas e peões), Lane Assist (sistema de manutenção na faixa de rodagem), Reconhecimento dinâmico de sinais de transito, um limitador de velocidade e Park Distance Control acústico para a zona traseira. O Travel Assist estará disponível como opção para o Crafter pela primeira vez. Aqui, o Cruise Control Adaptativo ACC (aceleração e travagem automáticas) e o Lane Assist são fundidos num único sistema que aumenta a comodidade e a segurança, especialmente em viagens longas, graças à orientação longitudinal e lateral assistida. Em combinação com o sistema Travel Assist, o sistema Emergency Assist (travagem automática e paragem completa na berma da estrada até à imobilização completa em caso de incapacitação do condutor) faz agora parte da gama de assistências do Crafter. A gama de novos sistemas de assistência de série e opcionais eleva a linha de produtos a um novo nível, facilitando assim o trabalho diário dos condutores do Crafter.

 

Vasta gama de modelos: Mais uma vez, o Crafter estará disponível com uma vasta gama de tipos de carroçaria - um dos principais pontos fortes desta série de modelos. O espetro vai desde os furgões fechados até às cabinas simples e duplas. Além disso, haverá novamente diferentes classes de peso (até 5.500 kg de peso bruto do veículo), duas distâncias entre eixos (3,64 e 4,49 metros) e vários comprimentos totais (6,0 a 7,4 metros). Tal como antes, a Volkswagen Veículos Comerciais oferecerá o Crafter com quatro alturas de tejadilho (2,4 a pouco menos de 3,0 metros). O novo Crafter também estará disponível com tração dianteira, traseira e integral. Além da já conhecida caixa manual de seis velocidades e da caixa automática de oito velocidades para os modelos de tração dianteira e integral, será utilizada uma nova caixa automática de oito velocidades para as variantes com tração traseira. Os quatro cilindros, turbo diesel, eficientes e de elevado binário, voltam a debitar 103 kW (140 cv), 120 kW (163 cv) e 130 kW (177 cv).

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