Sabe tudo sobre veículos elétricos?
O que significam termos como BEV, recuperação de energia ou well-to-wheel? Explicamos em baixo alguns conceitos-chave do mundo da mobilidade elétrica.
Escolha uma letra:
Automóvel com célula de combustível
É um automóvel com motor elétrico, no qual a energia elétrica é gerada por uma
célula de combustível de hidrogénio, que serve de suporte de energia. Só o vapor de
água é produzido localmente como emissão. O que significa que, para
a Volkswagen, a célula de combustível representa um dos possíveis conceitos de
mobilidade do futuro.
Automóveis elétricos
Automóveis movidos a eletricidade e não a combustível. Mais concretamente, o termo
é um termo genérico que engloba tanto os automóveis com bateria, como os
"automóveis com célula de combustível", dependendo do respetivo armazenamento de
energia. De um modo geral, "automóvel elétrico" é quase sempre utilizado para
descrever automóveis com bateria (BEVs), movidos apenas a eletricidade.
Automóvel com emissões zero (ZEV)
O ZEV, zero-emission vehicle (automóvel com emissões zero) consiste num automóvel
que não emite gases de escape nocivos, quando conduzido, e que cumpre os chamados
limites zero emissões. Porém, para ser considerado um automóvel com emissões zero
no balanço energético geral, a energia elétrica utilizada para acionar o automóvel
tem de provir de fontes renováveis.
BEV
Battery Electric Vehicle (automóveis elétricos com bateria), um automóvel que é
alimentado exclusivamente com energia proveniente da bateria.
BlueMotion
Logotipo que é dado ao modelo mais económico de uma gama de produtos
da Volkswagen.
Baterias de iões de lítio recarregáveis
Bateria recarregável com uma densidade energética bastante elevada, termicamente
estável e praticamente sem efeito de memória. A Volkswagen confia nesta
tecnologia pelas suas propriedades positivas.
Baterias "post-lithium-ion"
Tecnologia sucessora das atuais Baterias de iões de lítio recarregáveis. Geralmente
são sistemas abertos, por exemplo baterias de zinco-ar recarregáveis, com uma
densidade energética significativamente superior (> 500 kWh), que também
permitirão um dia a mobilidade elétrica.
Comunicação Carro a Carro
Troca direta de dados e informações entre automóveis que o vão ajudar a melhorar a
segurança na estrada e a aumentar o fluxo de trânsito no futuro.
Comunicação Carro a X
Comunicação dos automóveis com as zonas circundantes que vão ajudar a evitar
acidentes e congestionamentos no futuro.
CO2
Dióxido de carbono, um gás incolor e inodoro, produzido durante o processo de
combustão. O CO2 é considerado a principal causa do efeito de estufa e do
aquecimento global. Só em 2007, a percentagem de CO2 das emissões do gás de efeito
de estufa foi de 88%.
Caixa de velocidades DSG
Caixa de velocidades de dupla embraiagem que permite passagens de caixa totalmente
automáticas, sem uma interrupção percetível da potência, graças à utilização de
duas embraiagens.
Conceitos de transporte intermodal
São conceitos globais de mobilidade e de tráfego que permitem uma troca isenta de
problemas entre aviões, autocarros e comboios, automóveis elétricos, serviços de
car sharing e bicicletas.
Construção de baixo peso
Técnica de construção que tem como objetivo poupar o máximo peso possível. À parte
do sistema de mobilidade, a construção leve é a forma mais eficaz de poupar
combustível e reduzir emissões.
Carregamento rápido
Contrariamente às operações de carregamento com corrente alternada (cabo básico ou
wall box), a carga rápida, com corrente contínua, nos postos de carregamento de
carga rápida, especialmente concebidas para o efeito, pode ser efetuada num período
de 20-30 minutos, permitindo restaurar cerca de 80 por cento da capacidade. O
"sistema de carregamento combinado" (CCS) é a norma reconhecida internacionalmente.
Numa perspetiva de longo prazo, o carregamento sem fios dos automóveis elétricos,
por indução, também será uma opção.
Ciclo de vida (bateria)
Número de ciclos de carregamento e descarga que uma bateria consegue suportar,
antes de a sua capacidade descer para um valor inferior à sua capacidade inicial.
A Volkswagen confia nas baterias recarregáveis de iões de lítio que não
possuem efeito de memória, não são afetadas pelas operações de carregamento diárias
e que se descarregam apenas ligeiramente. Os componentes de alta qualidade garantem
que as baterias permanecem totalmente operacionais, durante todo o ciclo de vida do
automóvel. É por esta razão que a Volkswagen oferece uma garantia de oito
anos para as suas baterias de alta tensão. Podem ser carregadas milhares de vezes
durante este período.
Downsizing
Reduzir o volume do motor ao mesmo tempo que se aumenta o seu desempenho específico
ou densidade do binário, possivelmente através de indução forçada. O downsizing
ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases de escape.
Eletrificação do motor
Entrada com êxito na utilização de motores elétricos, como fonte de tração
alternativa do futuro. Começando pela otimização dos motores de combustão
convencionais, através da recuperação da energia (micro-híbridos), o processo
decorre em várias etapas, apresentando os vários sistemas híbridos faseadamente
(full híbridos, híbridos plug-in), tendo os BEVs como objeto final.
Emissão
Expulsão de substâncias ou tipo de energia para o ambiente. As emissões mais
importantes do trânsito rodoviário são o monóxido de carbono (CO), os óxidos de
azoto (NOx), o dióxido sulfúrico (SO2), os hidrocarbonetos (HC) e o CO2. Os motores
Diesel também emitem partículas (fuligem, pó). Os sistemas de filtragem modernos
reduzem as emissões a um nível mínimo.
Efeito memória
Perda de capacidade em alguns tipos de baterias recarregáveis que não foram
totalmente descarregadas antes de serem carregadas. Pressupõe-se que a bateria
"deteta" o pedido de energia e, com o tempo, fornece apenas o volume de energia
necessário, com um processo de descarga anterior, em vez do volume original de
carga.
Eletricidade verde
Eco-electricity, or green electricity, is electricity generated from renewable
energy sources or from environmentally-friendly cogeneration; physically it does
not differ from grey electricity.
Full hybrids
Os modelos 100% híbridos são caracterizados pelo facto de poderem ser movidos por
qualquer um dos seus motores. De um modo geral, o motor de combustão e o motor
elétrico podem ser utilizados em conjunto para a propulsão.
Híbridos plug-in (twinDrive BlueMotion)
Um automóvel híbrido plug-in é um automóvel que combina um motor a combustão com um
motor elétrico. A bateria recarregável pode ser carregada a partir de uma tomada
elétrica (ao contrário do modelo full híbrido, cuja bateria só pode ser carregada
através da recuperação da energia). Os automóveis plug-in híbridos podem circular
bastante mais tempo em modo puramente elétrico. Os automóveis plug-in híbridos
podem circular cerca de 50 quilómetros em modo puramente elétrico, alternando com o
motor de combustão nas distâncias mais longas. Estes modelos são ideais para quem
circula na cidade e também realiza viagens mais longas.
Micro híbridos (TDI BlueMotion)
No verdadeiro sentido da palavra, não são automóveis híbridos, apenas um
aperfeiçoamento do motor de combustão. Os automóveis micro híbridos poupam
combustível através do sistema start/stop ou recuperam a energia produzida durante
a travagem (recuperação da travagem) e alimentam a bateria do automóvel, para
aliviar o alternador. Contudo, devido a esta eletrificação parcial podem ser
incluídos numa definição mais ampla de automóveis híbridos. Um automóvel micro
híbrido não possui um motor elétrico.
Mild híbridos
Automóveis, cujos componentes elétricos constituem apenas uma pequena parte do
conceito de mobilidade. Contudo, apresentam uma maior eletrificação do que um micro
híbrido, uma vez que possuem a sua própria bateria recarregável e motor elétrico.
Mas também ainda não é possível uma deslocação puramente elétrica num automóvel
mild híbrido, por oposição aos modelos full híbridos, nos quais o motor de
combustão serve apenas de apoio. É por esta razão que a Volkswagen confia
na tecnologia full híbrido.
MQB
A matriz modular transversal representa o conceito de desenvolvimento e produção de
produto da Volkswagen para motores e caixas de velocidades montados
transversalmente. Com este tipo de design, a cambota do motor está montada
perpendicularmente ao sentido de marcha logo, paralelo aos veios. Atualmente, a
maior parte dos automóveis com tração dianteira é construída desta maneira. Na fase
de produção, os modelos são montados a partir de diversos módulos, combinados de
forma diferente, consoante o modelo. Este princípio modular abre os horizontes ao
mundo do design automóvel, por exemplo, através de distâncias entre eixos e
larguras de vias variáveis. As mais recentes gamas de motores estão a ser
continuamente otimizadas para reduzirem as emissões de CO2. Os componentes
modulares permitem alcançar um maior conforto e segurança, com o mesmo peso, graças
à mistura inteligente de materiais, como os recentemente desenvolvidos aços de alta
resistência e os modernos princípios de construção. A MQB também permite apresentar
cerca de 20 inovações nas áreas da segurança, assistência ao condutor e
infotainment para todos os modelos, outrora reservados aos segmentos de automóveis
de categorias superiores. Graças às elevadas sinergias, é possível reduzir
significativamente os custos nas fases de desenvolvimento e aquisição.
Motor de combustão
Uma máquina que gera a sua própria energia, ao converter a energia química contida
no combustível, em calor e que depois utiliza este calor para o trabalho mecânico.
A conversão em calor realiza-se através da queima de combustíveis, geralmente
compostos por hidrocarbonetos.
Pico do petróleo
Ponto em que se atingiu a extração máxima global de petróleo, e após o qual a
produção decresce ano após ano. A Agência Internacional de Energia (IEA) estima que
este momento será alcançado em 2020. Assim que o petróleo se tornar mais escasso, a
gasolina e o gasóleo ficarão mais caros. Esta é outra das razões da necessidade das
tecnologias de mobilidade alternativas.
Poço-Roda (Well-to-Wheel)
Consumo total de energia e de emissões de gás de efeito de estufa de um
combustível, associado à sua produção, transporte e utilização. No caso do petróleo
bruto, este tem início no poço de petróleo, passando pela refinaria, rede de
estações de abastecimento e camião-cisterna, antes de poder ser utilizado para
alimentar o automóvel. Esta análise divide-se em dois passos: o trajeto do
poço-roda (well-to-tank) descreve o abastecimento de combustível e o trajeto
depósito-roda (tank-to-wheel) descreve a utilização do combustível no automóvel e
as emissões geradas durante o funcionamento do automóvel.
Rede Inteligente (Smart Grid)
Rede de energia inteligente que utiliza informação moderna e tecnologia de
comunicação para objetivos, como a integração da energia gerada de forma
descentralizada, para otimizar a gestão de carga e para gestão da energia pelo
cliente. O objetivo é o de garantir a alimentação de energia, com base no
funcionamento eficiente e fiável do sistema.
Sistema de recuperação de energia
Recuperação da energia cinética libertada durante a travagem ou a função de roda
livre. Nos automóveis elétricos esta situação verifica-se geralmente através da
comutação do motor de tração para o modo de geração, e depois da alimentação da
eletricidade criada para a bateria do automóvel, onde será armazenada para
utilização posterior. Por razões físicas, apenas parte da energia de travagem pode
ser recuperada.
Sistema Start-Stop
Sistema para redução do consumo de combustível dos automóveis. O motor de combustão
é parado pela carga no travão. A alimentação de combustível é desligada quando o
automóvel está a rolar ou quando está parado num congestionamento. O motor arranca
automaticamente, assim que o condutor pressionar o pedal do acelerador ou retirar o
pé do travão. O potencial de economia de combustível é enorme, principalmente no
tráfego urbano, onde existem muitas fases em que o automóvel está constantemente
parado.
TDI
TDI é a designação dada pela Volkswagen aos automóveis Diesel, com
sistema de injeção direta e turbocompressor. As características principais dos
motores TDI são a sua economia, as baixas emissões, a elevada potência (binário) e
a excelente eficiência energética. TDI é uma marca registada
da Volkswagen AG.
TSI
Nome dado a um tipo de motor da família Volkswagen que inclui todos os
motores a gasolina com um ou dois turbocompressores e injeção direta. O conceito
inclui diferentes capacidades de turbocompressores e cilindrada, bem como
diferentes números de cilindros e disposições. Com a tecnologia TSI,
a Volkswagen conseguiu criar motores com benefícios, como o baixo consumo
de combustível, seduzindo, ao mesmo tempo os clientes adeptos de uma boa dose de
potência.
Think Blue.
A iniciativa da Volkswagen para a mobilidade e sustentabilidade
compatíveis com o ambiente. O nome deriva do slogan "Think small", que andou de mão
dada com a história de sucesso do Volkswagen Beetle, nos anos 60. Na
altura, o objetivo era oferecer o acesso a uma mobilidade individual ao maior
número de pessoas. A filosofia "Think Blue." pretende promover a transição para uma
mobilidade e estilo de vida amigos do ambiente.
Veículos híbridos elétricos (HEV)
Os veículos híbridos elétricos são veículos que combinam, pelo menos, dois
conceitos de mobilidade. Um motor de combustão e um motor elétrico. O termo híbrido
é ambíguo, uma vez que os automóveis são classificados de acordo com o nível de
eletrificação (híbridos Micro, Mild, Full e Plug-in). Na prática comum, o termo
veículo híbrido é utilizado para descrever um full hybrid.
Vehicle‐to‐grid
Modelos que utilizam as baterias dos automóveis elétricos como reserva da fonte de
alimentação. Se for necessário, a energia é retirada da frota dos automóveis
elétricos, e realimenta a rede. O que pode ser útil em termos de carga efetiva e
gestão de armazenamento, por exemplo, para compensar as flutuações com as fontes de
energia renováveis. Porém, as baterias recarregáveis atuais ainda não estão
integralmente concebidas para funcionar de acordo com este conceito. O automóvel
elétrico ainda necessitaria de uma dispendiosa unidade de carga bidirecional para
poder alimentar a rede. Também seria necessário minimizar as perdas de conversão
que ocorrem durante a transformação da corrente alternada (bateria) em corrente
contínua (rede). Por esta razão, a "versão light" é, para já, viável: funciona sem
feedback, mas traz maiores benefícios para o ambiente.