1990-2020: 30 anos do Transporter 4
Há 30 anos a Volkswagen ao reinventar a sua gama de Veículos Comerciais,
mudou o paradigma.
Em setembro de 1990 - após a produção de 6,7 milhões de modelos T1, T2 e T3 com o
motor montado atrás - começou uma nova era com o lançamento do
T4 com o motor montado em posição dianteira. Os modernos motores em
linha com catalisador substituíram os "venerados" motores boxer. Antes do seu
lançamento, a marca tinha investido mais de dois mil milhões de marcos no
desenvolvimento do novo T4.
Em setembro de 1990 - poucas semanas antes da reunificação
da Alemanha (Oriental e Ocidental), a Volkswagen entregou
os primeiros novos modelos T4 aos seus concessionários.
No momento em que a Europa de Leste se abria ao Ocidente e em que a economia
crescia de modo robusto, a mudança da tração traseira para a tração
dianteira, também motivou alterações radicais em todos os domínios no
novo T4: no design, na geometria das suspensões, nos motores como ainda
no espaço oferecido. Principalmente na parte traseira, onde no
T3 o motor Boxer precisava de mais espaço para a sua montagem e
que agora passou a estar disponível. O novo trem de rodagem e a
geometria da suspensão permitiam que o desempenho do Transporter
estivesse ainda mais perto do encontrado num ligeiro de passageiros.
A Volkswagen também melhorou significativamente as características
de segurança - nomeadamente em termos de colisão - com
uma carroçaria completamente nova.
O espaço extra tornou a gama mais versátil
Pela primeira vez, a Volkswagen passou a oferecer o Transporter com duas diferentes distâncias entre eixos. A nova carroçaria também permitiu oferecer uma pick-up com uma modular cabina para tarefas específicas em termos industriais. Enquanto isso, com os seus diversos acessórios - compostos por cama, mesa dobrável e bancos individuais na segunda fila - a Multivan utilizou inteligentemente no interior o espaço extra. O conceito de motor dianteiro também garantiu uma liberdade completamente nova para a montagem da icónica autocaravana California.
Novos motores de quatro e cinco cilindros, regresso à tração integral
Na fase de lançamento, a nova Pão de Forma foi oferecida com três motores a gasolina e dois Diesel - unidades de quatro e cinco cilindros com potências que variavam entre 60 cv (44 kW) e 110 cv (81 kW). Todos os modelos T4 de cinco cilindros, e ainda a Caravelle GL e a Multivan, estavam desde o início equipadas com direção assistida. Os motores de cinco cilindros também podiam ser combinados opcionalmente com a transmissão automática.
A partir de 1993, a Volkswagen voltou a oferecer um sistema de tração integral para a Pão de Forma: o T4 Syncro. A tração integral exigia um motor de cinco cilindros, mas estava disponível para todas as carroçarias e diferentes especificações.
A Volkswagen Veículos Comerciais torna-se independente e o T4 é melhorada
Em 1995, a Volkswagen Veículos Comerciais tornou-se uma marca autónoma da Volkswagen AG. Um ano depois, o T4 recebeu uma abrangente atualização. As versões de passageiros/autocaravanas eram identificáveis por luzes indicadoras brancas e não amarelas e o "Happy Face" é agora favorecido pelo novo design da frente. A Multivan, Caravelle e California passam a ser mais compridas. Os travões de disco nas quatro rodas, para-choques com absorção de energia, uma nova gama de jantes e faróis num design cónico e em forma de cunha melhoraram a aparência destas versões.
Houve algumas alterações, particularmente de grande monta debaixo do capot. O T4 passou a ser alimentada por um motor de cinco cilindros de 2,5 litros que debitava uma potência de 102 cv (75 kW), o primeiro motor de injeção direta turbo diesel (TDI). A frente mais longa da Multivan, Caravelle e California também facilitou a montagem de um novo motor a gasolina de seis cilindros com 2,8 litros de cilindrada e potência de 140 cv (103 kW). Em 1998, a Volkswagen Veículos Comerciais adicionou um outro motor: um TDI de 2,5 litros que oferece uma potência de 151 cv (111 kW), o bloco Diesel mais potente da gama T4. Na viragem do milénio, o motor V6 ganha potência, desenvolvendo agora 204 cv (150 kW).
Em 2000, Portugal é o primeiro pais a adotar a frente mais longa em todos os modelos, abandonando os motores atmosféricos e passando a disponibilizar só motorizações TDI com 88 cv (I azul), 102 cv (I prateado) e 150 cv (I vermelho). Agora já se podia comprar um Transporter furgão, Kombi ou chassis cabina com a frente sorridente da Multivan.
Tal como acontece com a T3, o último modelo foi uma exclusiva "Last Edition"
A Multivan "Last Edition" com uma especificação base muito exclusiva anunciava o final da T4 em 2003. As características premium incluíam bancos em alcântara e couro. Nestes 13 anos foram produzidos cerca de dois milhões de unidades da T4.
Em 2020 - 30 anos após o lançamento - as primeiras T4 estão a ser recuperadas pela Volkswagen e a receber a matricula começada por H da fábrica em que nasceram em Hannover. Atualmente as T4 começam a ter mais procura como viaturas clássicas, independentemente da idade. As favoritas são as California e algumas séries especiais como as "Last Edition" ou ainda as motorizações V6. A T4 parece estar no rumo certo para se tornar num novo clássico. Augura-se um futuro tão emocionante como aquele que as T1, T2 e T3 já desfrutam.