Uma carrinha familiar que também é um veículo de lazer
No Salão de Frankfurt de setembro de 1985, a Volkswagen revela um novo modelo T3, a Multivan. Acrescenta à série T um novo tipo de mobilidade. Um crossover, no qual a Volkswagen combina o melhor de dois mundos: a facilidade de condução com as dimensões de um veículo de passageiros e o espaço de um MPV. Desta forma, a Multivan é um dos primeiros veículos a ser perfeitamente compatível com o dia-a-dia de cada família, oferecendo ao mesmo tempo um enorme espaço e versatilidade para quaisquer tipos de viagens ou atividades de lazer.
A história da Multivan
Especialistas em vendas e marketing da Volkswagen em Hannover identificaram, no início dos anos 80, que a T3 estava a ser cada vez mais utilizada por clientes particulares. A sua enorme versatilidade levou muitas famílias a alargarem o espetro de atividades ao ar livre, como os surfistas, substituindo os seus veículos de passageiros, com dimensões mais reduzidas, pela T3.
No final dos anos 70 e início dos anos 80, os clientes puderam, de facto, recorrer à gama modular de acessórios "Mosaic Joker" para equipar retrospetivamente uma T3 normal com componentes de autocaravana, como armários e uma cama dobrável, enquanto os entusiastas de campismo optaram pela autocaravana compacta "Joker" da Westfalia. Agora, porém, tinha sido definido um objetivo adicional: desenvolver uma configuração de automóveis de passageiros que fosse moderna e adequada para o uso diário, com a qual a lacuna entre a "Joker" e a MPV "Caravelle" da Volkswagen de 8 lugares devia ser interligado. Entre eles, a Volkswagen e a Westfalia produziram três conceitos diferentes, nascendo então o conceito Multivan.
A Volkswagen descreveu a nova Multivan em 1985 da seguinte forma: "Com a sua suspensão de elevada qualidade e robustez, conduz-se como um carro de passageiros e oferece uma manobrabilidade similar a um veículo ligeiro. No entanto, o seu conceito de construção permite oferecer muito mais espaço proporcionando uma capacidade para transportar até 6 pessoas, em bancos confortáveis, ajustáveis e um banco com três lugares facilmente convertido numa cama ou numa mesa dobrável, por exemplo." A conclusão da Volkswagen: "Uma família, férias, lazer, passatempo e carro de cidade" tudo num só veículo. E estava certa.
Foi com algumas séries especiais que a Multivan T3 adquiriu o seu estatuto de culto. Primeiro foi a estreia em 1988 da Multivan "Magnum" com impressionantes faróis duplos e para-choques estreitos como na Caravelle "Carat". Depois, em 1989, vieram as "Blue Star" e "White Star", com o nome das suas cores exteriores. A especificação incluía suspensão desportiva e jantes de liga leve com pneus de grande dimensão. A grelha dianteira com faróis duplos e os para choques foram herdadas da Volkswagen "Magnum". Os três modelos mostraram que era possível que um MPV, fosse realmente desportivo, exclusivo e cativante.
Em 1990, terminou a produção da Multivan T3. Ou era para terminar, pois em 1992, dois anos após o lançamento do seu sucessor - a Multivan 4 - a Volkswagen decidiu surpreender os fãs com uma "Limited Last Edition" da Multivan 3. Foi produzida numa edição exclusiva de 2.500 unidades e todas vendidas num ápice, elevando o número total de produção da Multivan T3 às 45.000 unidades. Muitas ainda andam por aí.