O início uma nova era de produção de veículos
A produção dos novos ID. Buzz e ID. Buzz Cargo totalmente elétricos começou recentemente e os primeiros veículos serão entregues aos clientes no Outono. A marca prossegue assim sistematicamente com a eletrificação do local e assegura o futuro da Volkswagen Veículos Comerciais, em conformidade com a estratégia GRIP 2030. No decurso do ano, a empresa planeia aumentar a produção diária da fábrica para um total de 900 veículos. No futuro, existem planos para construir até 130.000 unidades por ano na fábrica principal da Volkswagen Veículos Comerciais.
Três conceitos de veículos, uma fábrica e produção flexível
Desde maio deste ano, a Volkswagen Veículos Comerciais produziu três modelos na fábrica de Hanover. Baseiam-se em três plataformas diferentes e podem ter três unidades diferentes: o ID. Buzz como veículo de bateria elétrica, a nova Multivan como um híbrido plug-in, ou com a motorização convencional e as variantes do T6.1 com motor de combustão. Na fábrica, os veículos são parcialmente produzidos numa só linha de produção.
4.000 funcionários formados para produzir o ID. Buzz
O primeiro veículo totalmente elétrico de Hanover e os novos sistemas digitais trouxeram novas exigências de grande envergadura para os trabalhadores. Desde que a produção do ID. Buzz começou, cerca de 4.000 empregados da fábrica receberam formação para a produção dos novos veículos. "Demos formação aos nossos trabalhadores sobre tecnologia de alta tensão e também adaptámos os nossos aprendizes às novas tarefas", acrescenta Baumert. Os estágios oferecidos pela Volkswagen Veículos Comerciais em Hanover incluem técnicos de engenharia mecânica a trabalhar com sistemas tecnológicos de alta voltagem.
A estratégia de automatização e digitalização
Novas instalações e processos: para a construção da carroçaria do ID. Buzz, o grau de automatização aumentou 15 pontos percentuais para 92 por cento em comparação com o T6.1. Os trabalhadores qualificados gerem uma grande parte das instalações utilizando computadores e dispositivos móveis como os Smart watches. Os operadores e as máquinas estão em contato constante. Os sistemas robotizados relatam possíveis problemas em tempo útil, que podem ser resolvidos durante o funcionamento. Baumert resume em poucas palavras esta revolução: "Hanover está em vias de se tornar uma 'fábrica inteligente'."
A Volkswagen Group Components é a responsável pela montagem de toda a parte dianteira e eixo traseiro do ID. Buzz e ID. Buzz Cargo, os veículos mais recentes e os maiores até à data a serem colocados na plataforma MEB, na fábrica vizinha em Barsinghausen. Serão entregues à Volkswagen Veículos Comerciais, a partir da fábrica, também localizada em Hanover. No mesmo local, o Volkswagen Group Components já produz hardware sob a forma de uma estação de carregamento rápido e flexível para o desenvolvimento de uma infraestrutura de carga rápida para veículos elétricos, e estruturas de motores para a MEB. A partir de 2024, o sistema de baterias MEB para o ID. Buzz, que é atualmente abastecido pela fábrica de Componentes de Braunschweig, também será lá montado.