O melhor conceito de flexibilidade, conforto e versatilidade
Este ano, a Volkswagen dá continuidade à sua longa história, com um modelo 100% novo, adaptado aos novos tempos - mais sustentável, mais confortável, mais seguro, mais inteligente, muito mais conectado e com a maior qualidade de sempre. Com este novo modelo, os peritos da Volkswagen materializaram um veículo adaptado ao seu estilo de vida, integrando todas as funcionalidades que a era digital e eletrificada exige, com o ADN inconfundível da marca.
Um automóvel com inúmeras possibilidades de utilização
Com este veículo de sete lugares, disponível nos níveis de equipamento “Multivan”, “Life” e “Style”, e ainda na série especial Energetic, a Volkswagen transfere uma sensação especial de um automóvel conectado e digitalizado para a vida no presente e no futuro. Projetada, acima de tudo, para famílias e pessoas ativas e desportivas, esta MPV oferece inúmeros cenários de mobilidade com o seu novo sistema de assentos e espaço de bagagem.
Um veículo pensado exclusivamente para passageiros e a sua bagagem
Ao contrário da tendência atual, em que se adaptam veículos de carga para o transporte de passageiros, a Volkswagen lança a Multivan 100% pensada para as viagens em família ou entre amigos. Este modelo, desenvolvido a partir da plataforma MQB, não terá versões adaptadas ao transporte de carga. Uma solução sem compromissos, pensada exclusivamente para a segurança e o conforto do condutor e dos seus passageiros. Asseguram-se, assim, os mais elevados padrões de isolamento sonoro, conforto e comportamento em estrada.
Interior da Multivan– mais versátil e mais digitalizado do que nunca
O interior é completamente novo. O painel de instrumentos apresenta uma ergonomia bem idealizada e interligada. É equipado de série com um “Digital Cockpit” e o sistema de informação “Ready 2 Discover”, estando sempre integrado com os serviços online do ‘We Connect” e do ‘We Connect Plus”. A maioria dos controlos foi projetada como teclas e botões de toque digital.
Pela primeira vez, oferece um sistema de seleção digital “shift-by-wire” e, portanto, economiza espaço para a alavanca da caixa de velocidades de dupla embraiagem. Através desta nova alavanca sem cabos na consola, o condutor seleciona os diferentes modos de condução. O travão de estacionamento também é operado eletricamente. As duas soluções criam ainda mais espaço entre o banco do condutor e o banco do passageiro dianteiro.
Gigante em espaço
Todos os bancos são individuais, podendo ajustar-se individualmente ao conforto que cada passageiro prefere. Ao mesmo tempo, os novos bancos individuais da segunda e terceira filas são extremamente leves, podendo ser deslocados com facilidade para a posição pretendida. O inovador sistema de calhas funciona de ponta a ponta, ou seja, desde a bagageira até às costas do banco do condutor. Isso torna a disposição dos assentos muito flexível. Podem remover-se com a maior das facilidades, por exemplo, os bancos de um lado da viatura para transportar bicicletas no interior. A Volkswagen reinventou o espaço.
O melhor conceito de flexibilidade, conforto e versatilidade
Este ano, a Volkswagen dá continuidade à sua longa história, com um modelo 100% novo, adaptado aos novos tempos - mais sustentável, mais confortável, mais seguro, mais inteligente, muito mais conectado e com a maior qualidade de sempre. Com este novo modelo, os peritos da Volkswagen materializaram um veículo adaptado ao seu estilo de vida, integrando todas as funcionalidades que a era digital e eletrificada exige, com o ADN inconfundível da marca.
Depósito de combustível específico e compressor de ar condicionado
O depósito de combustível, que nesta versão tem 45 litros, foi especificamente adaptado para a Multivan eHybrid. Uma vez que o veículo com um sistema de acionamento híbrido plug-in é por vezes conduzido por longos períodos utilizando apenas a unidade elétrica, o vapor de combustível não pode ser regularmente queimado, ao contrário de um veículo com um motor de combustão interna convencional.
Por conseguinte, a Multivan eHybrid está equipada com um depósito de pressão para que, durante o funcionamento da alimentação elétrica, os vapores de combustível que ocorram possam ser temporariamente armazenados. Assim que a EEI volta a funcionar, estes gases temporariamente armazenados são introduzidos no processo de combustão.
Design premiado: nova Multivan ganha “Red Dot: Best of the Best”
No passado mês de junho de 2021, o júri do prestigiado "Red Dot Awards", considerado um dos concursos de design mais reputados do mundo, premiou a nova Multivan da Volkswagen com o prémio "Red Dot: Best of the Best", na categoria "Carros e Motos". Na edição daquele ano, empresas de 60 países inscreveram mais de 7800 produtos para concorrerem nesta competição. Entre os fatores avaliados pelo júri formado por 50 peritos internacionais estavam itens como o grau de inovação, funcionalidade, ergonomia, durabilidade, compatibilidade ecológica, qualidade e aspetos simbólicos e emocionais dos produtos.
Transmissão automática
Todas as versões da nova Multivan são acopladas, de série, a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG). A DSG de 6 velocidades do eHybrid é uma caixa da família DQ400E, desenvolvida especificamente para o sistema de acionamento híbrido plug-in, e forma uma unidade única com o motor elétrico. A caixa de velocidades que está a ser usada para as versões TSI e para o futuro TDI é uma DSG de 7 velocidades. Na Multivan, a seleção de marcha é feita "by wire", portanto, de forma extremamente simples, através de um pequeno botão seletor DSG no painel de instrumentos.
Condução autónoma
É o primeiro Pão de Forma com "IQ.DRIVE Travel Assist", e o número de sistemas de assistência aumentou significativamente. Dependendo da especificação, existem agora mais de 20 sistemas de ajuda à condução. As soluções de série estão sempre a bordo e incluem "Car2X" (sistema de alerta local), o sistema de monitorização da área de assistência dianteira, incluindo a travagem de emergência em cidade.
Os novos sistemas inovadores incluem "IQ.DRIVE Travel Assist", que facilita a condução autónoma entre 0 e 210 km/h. Já o "Adaptive Cruise Control" (ACC) com assistente de colisão frontal "Front Assist", com travagem de emergência autónoma, é um sistema que pode ser especialmente prático em autoestradas: pode manter e controlar a velocidade do veículo, tendo em conta a distância ao veículo da frente. Por sua vez, o sistema "Lane Assist" deteta os limites da faixa de rodagem através de uma câmara multifunções e corrige a trajetória do veículo, caso as linhas sejam ultrapassadas, aumentando significativamente a facilidade de condução e segurança em viagens de média e longa distância.
Exterior carismático
O design é novo, mas "inequivocamente Pão de forma". Permaneceu único, pois a origem é única. O designer-chefe, Albert Kirzinger, destaca: "o novo modelo transporta os genes inconfundíveis do design dos históricos MPV mais conhecidos do mundo."
A Volkswagen recriou o conceito de espaço em todos os sentidos. O design e a aparência de um dos ícones da indústria automóvel foram atualizados, para as necessidades dos novos anos 20. O ADN dos seus famosos antecessores também desempenha um papel fundamental na definição do design. A oferta de sete bancos é baseada na plataforma transversal modular MQB, que permite uma grande distância entre eixos. É mais ampla, com uma excelente largura das vias. Apesar das grandes dimensões, a equipa de Albert Kirzinger dotou o modelo com um perfil aerodinâmico, criando uma aparência geral poderosa. Os designers também realizaram grandes avanços em termos da aerodinâmica, com o objetivo de proporcionar baixos consumos de combustível e aumentar a autonomia.
A mais recente proposta do Grupo Volkswagen no segmento dos monovolumes, no qual se encontra representado há muito pelo Volkswagen Sharan e pelo Touran, apresenta proporções vigorosas, uma vez que a plataforma MQB permite usufruir de uma longa distância entre eixos e uma largura extra.
Novas soluções: abertura automática e luz interativa
A carroçaria da Multivan não foi só redesenhada, mas também repensada tecnicamente. É, por exemplo, agora possível pela primeira vez num Pão de Forma, abrir a porta traseira eletricamente (em opção), operada através de um controlo pelo pé (Easy open & close). O mesmo funciona como uma solução em combinação com as portas deslizantes que abrem e fecham eletricamente, de série, na versão "Style" e níveis superiores. Para as versões "Multivan" e "Life" - ambas equipadas de série com duas portas deslizantes operadas manualmente (na "Life" incluindo ajudas de fecho para as portas deslizantes e porta traseira) - a função está disponível como uma opção. As portas de correr laterais operadas eletricamente também podem ser abertas através da função "Easy open", com um movimento do pé. Do interior, também podem ser abertas e fechadas através de botões de comando no painel de instrumentos, à direita do sistema de infotainment, além de através dos respetivos manípulos.
Outra nova solução para a Multivan encontra-se nos interativos "IQ.LIGHT - faróis Matrix LED", que também são propostos opcionalmente, como uma alternativa aos faróis LED de série. As características do "IQ, LIGHT - faróis Matrix LED" incluem Dynamic Light Assist (feixe total permanente, sem encandear os condutores que se aproximam) e Dynamic Cornering Lights (iluminação dinâmica em curva). Com o "IQ, LIGHT - faróis Matrix LED", é incluída uma nova solução: uma barra lateral de LED iluminada na grelha do radiador, como um elemento adicional das luzes diurnas. A versão "Style" é normalmente equipada com esta barra iluminada da grelha do radiador. Todos os novos modelos da Multivan também possuem luzes traseiras em LED de série.